domingo, 11 de novembro de 2012

Redes Sociais - Como se proteger de um Fake


Wikipédia: Fake ("falso" em inglês) é um termo usado para denominar contas ou perfis usados na Internet para ocultar a identidade real de um usuário

Criar perfis falsos na Internet é crime. Mas infelizmente os mecanismos existentes nas redes sociais, facilitam muito a atividade de pessoas mal intencionadas. 
A alta exposição do usuário na rede, ao compartilhar fotos, vídeos, fazer comentários sobre a sua vida pessoal, criam um ambiente perfeito para o criminoso virtual.
Os Fakes são usados não só por criminosos virtuais, mas muitas das vezes por pessoas comuns que querem testar a fidelidade de sua cara metade, criando um perfil de aparência atraente, para tentar ver por outro ângulo como essa pessoa reage em determinadas situações.
Na maioria das vezes os fakes não são tão inofensivos assim, podendo ser usados por criminosos virtuais para divulgar conteúdo proibido na Internet como pedofilia, nazismo, conteúdo de incitação ao ódio (...) ou para obter informações da vítima através de bate-papos privados como onde mora, o que faz, onde estuda, qual é o status social, e praticar espionagem, aplicar golpes, ou disseminar vírus redimensionando o usuário a uma página maliciosa. 
Segue abaixo quatro regras que ajudam a te manter longe desse tipo de perfil:
  1. Não adicione ou converse com pessoas desconhecidas
  2. Desconfie da foto. a maioria dos Fakes utilizam fotos de qualidade Profissional, com esquema de luz e sombra muito bem trabalhadas e as fotos não são tiradas com qualquer câmera. Muitas vezes essas fotos são simplesmente copiadas de algum site que contenha fotos de famosos, e principalmente de modelos. Desconfie se o número de fotos for muito pequena e se a resolução for muito baixa, veja também se o perfil possui ou não fotos com amigos, ou familiares, enfim tudo o que difere de alguém normal desconfie.
  3. A Falta de conteúdo é comum entre os fakes. Como não é um perfil sério, coisas muito comuns como bate-papo entre amigos, compartilhamento de fotos de festas, brincadeiras com os outros, conteúdo bem humorado geralmente não são exibidos em perfis desse Gênero, aparentando ser alguém sem o mínimo de personalidade.
  4. Boa parte do Fakes tentam demostrar afetividade exagerada por desconhecidos, e imploram por informações pessoais de outros usuários, como link de outras redes sociais, por exemplo.
Para que suas informações sejam mais bem guardadas de criminosos virtuais o facebook possui uma série de configurações que permitem que você restrinja o acesso a suas fotos e informações a pessoas que não foram adicionadas por você. O guia simplificado dessas configurações podem ser seguidas no tecmundo.

tags: fakes, facebook, privacidade, segurança digital, redes sociais, proteção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário