domingo, 11 de novembro de 2012

Redes Sociais - Como identificar um fake


 

 Ter a certeza se um determinado perfil da Internet é falso ou não pode não parecer ser uma tarefa fácil, mas pode ser simplificada com uma funcionalidade existente no buscador do Google.
Se alguém criou um perfil de uma pessoa que não a representa , provavelmente ela copiou a imagem de algum lugar, e para rastrear esse lugar, você pode utilizar o Google para isso.
No Google images existe a funcionalidade que permite comparar uma imagem com imagens de milhões de web sites, assim se essa mesma imagem já é existente em algum ponta da Internet, é possível ter acesso aos endereços em seu resultado, e saber quantas são existentes na Web, portanto, se esta mesma imagem possui milhares ou então milhões de cópias, provavelmente ela pertence a alguma personalidade famosa o que comprova a falsidade do perfil.


Como Descobrir isso?

Passo número um, entre no endereço do Google image em uma guia, e em outra acesse o endereço do suposto fake.
De um clique na imagem da pessoa e segure o botão do mouse, arraste a imagem para a guia onde está o site do Google images.




 Continue segurando, logo o navegador irá trocar a página te mandando para a guia onde está o Google images.
Arraste essa imagem para o lugar onde você costuma digitar o que quer pesquisar, e deixe a foto neste local.

Solte a imagem...
 ...existem vários sites utilizando a mesma imagem.



Neste exemplo, existem 78 sites hospedando essas fotos, e desses, vários são perfis usando a mesma imagem em redes sociais, e sites divulgando a imagem.

Conclusão: É um Fake.


tags: fakes, facebook, privacidade, segurança digital, redes sociais, proteção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário